.koan.samsara.satori.nirvana.
terça-feira, novembro 07, 2006
 
EL TESORO DA NOSSA ILHA CRESCE, MI PRESIDENTE!


Quase não vejo TV. Na verdade, às vezes vejo DFTV, Globo Esporte ou alguma coisa que passa quando eu tô jantando.

Na maioria das vezes, eu vejo minhas fitas de Simpsons ou algum DVD. Prefiro a internerd ou até joguinhos de PC pra me informar.

Hoje, por exemplo, eu vi no DFTV que uma escola-classe estava sem aulas porque estava caindo aos pedaços. Claro que a edição do DFTV mostrou crianças 'indignadas', querendo sua escola de volta.

A responsável pelas reformas nas escolas públicas foi entrevistada. Disse ela que nada pode ser feito agora devido a restrições orçamentárias. Até aí, as pessoas pensam "como pode isso?".

Voltando aos joguinhos de PC. Eu tenho um jogo chamado 'Tropico'. Nele, nós somos presidente de uma ilha tropical e, entre outras coisas, temos que fazer uma civilização dentro dela.

Claro que o povo mais atrapalha que ajuda. Afinal, não estamos governando para o povo, e sim para a ilha (Nação). Ou seja: mesmo se o povo morre de fome, precisa de hospital ou quer educação, não podemos fazer nada se isso atrapalha o desenvolvimento do país.

Depois que eu aprendi isso, comecei a ficar craque no jogo. Já a Isa, na primeira vez que jogou, me censurou: 'Makoto, o povo quer comida, quer hospital, quer escola!'

Eu retruquei: 'Isa, primeiro vc tem que garantir grana pra manter esses gastos.' Veja que desumano eu sou: enquanto a Isa pensava no bem-estar do povo, eu tratava tudo isso como gastos. Pra mim, o mais importante era plantação de tabaco, construção de indústrias, mineração de ouro.

Após minutos de censuras e difamações, deixei a Isa governar meu já próspero país. E lá vai Isa colocando hospital e escola e igreja e tudo mais. Era tudo que o povo queria!

Em dois anos (no tempo do jogo, claro), a Isa já tinha um déficit de 4.000 e o povo, claro, continuava reclamando...

Um jogo aparentemente inútil me fez aprender sobre Administração. Acho que nem o DFTV nem Globo Esporte me ensinariam isso tão didaticamente e de maneira tão agradável.

Agora, vou jogar Super Mario e ver se aprendo mais com encanadores.
 
Comments:
Quero aprender a jogar Trópico pra ver se deixo de pensar nestes 'outros' aí que precisam de apoio(de toda natureza).
Se for isso mesmo que você está falando, podíamos dar um jeito de distribuir o jogo pelo altos cargos do Governo Brasileiro.


Mario comanda, Mak!
 
Vida longa aos jogos:P
 
Vc votou pra presidente? Em quem?
 
Na verdade, eu votei no lugar do dotô, que tava viajando.

Claro que eu votei com meu título. Só que eu votei no Alckmin, candidato do dotô.
 
Ah. eu fico PUTA com essas coisas! Eu não entendo muito de politica, mas dentro da minha ignorância, cheguei a conclusão que educação é a coisa mais importante. Já tá tudo errado e temos que abrir mão de umas coisas para começar a reforma do zero. Teríamos de criar estrutura para todas pessoas estudarem em escolas publicas excelentes! O dinheiro que sobrasse seria para alguma solução provisória para a saúde e a fome. Aí, você entendido de política me fala que vamos ficar endividados, ou que não se pode deixar de investir no setor tal, a qualidade de vida ia cair, blabla. Se eu toda noite colocar a cabeça no travesseiro e dormir sabendo que TODO MUNDO tem uma cama igual à minha, eu estou muito feliz.
E é por esse motivo que deve-se colocar TODO o poder na mao de uma pessoa foda. Daí ela tem poder para tirar tudo dos ricos e distribuir seus bens da seguinte forma: escola, comida e lar, tudo BEM modesto, mas para todos. Estaríamos endividados, mas agora todos seriam economicamente ativos (com o estudo teríamos mao de obra especializada) e poderíamos trabalhar para mudar. Assim, não muda nunca.
Sim, eu sou completamente neurótica com relação a esse assunto e vou chorar..
 
Chora não. Pq perto de você tem muita gente que concorda
;)
 
Sim, e de onde vc vai tirar o dinheiro pra fazer e manter tudo isso?
 
Da minoria rica! Por isso tem que ser uma ditadura. Niguém mais teria tênis da nike e todas as camas seriam iguais! Estrutura para todos nós já temos, querido, só está mal distribuída. Ah não ser que a minha escola me enganou todo esse tempo.. Veja o exemplo do paraguai! todos são iguais e pobres, bem pobres. Mas nenhum morre de fome. Se deu certo com eles, por que não conosco?
 
Citando Titãs, "a gente não quer comida, a gente quer comida, micarê e Nike."

Porque vc acha que mexicano vai pros EUA?
 
Concordo que o País precisa investir muito mais em educação! Pra começar, é preciso substituir esses professores malucos comunistas que andam a ensinar aos filhos de nossos aristocratas que o Paraguai é um bom exemplo a ser seguido... Quando rolar essa ditadura que resolverá os nossos problemas na baioneta vou arrumar emprego de censor de blogs!
 
Estou completamente destruída.
tinha digitado o maior texto de todos com minhas ideias organizadas de um jeito que nunca consegui antes. Ele foi perdido.
vou dormir, mas eu volto.
 
Makoto, meu querido,
Você acha que a gente deve ter o que tem vontade? É como deixar uma criança comer o que quer. Ela só vai comer doce e mais tarde vai chorar de dor-de-dente. O país deve nos dar estrutura para fazer o que deve ser feito, impedindo assim que tropecemos em nossas escolhas, como nossos pais fazem conosco.

Thiago, meu caro,
Nenhum professor cita ditadura como exemplo, eles assim como você acham que é muito radical. Eu cheguei a essa conclusão com meus botões, e vou explicar para vocês verem que tem pelo menos, algum sentido. Vamos discutir sobre qual seria o melhor sistema econômico a ser adotado e a melhor forma para lidar com ele!
Eu gostaria que você me respondesse se o capitalismo é a melhor forma para organizar a nossa economia. Caso a resposta seja sim, entramos em um grande conflito porque eu não consigo ver nada mais estúpido! Você deve saber que não existe outro objetivo a não ser lucrar.. e rapidamente! Não importa quantas florestas serão devastadas ou vidas serão extintas. Você já deve ter lido que o efeito estufa está aumentando loucamente e a água não pára de subir! Tudo vai estar inundado daqui a mais ou menos 30 anos. Não, é um milênio, a gente provavelmente vai viver isso! Mas tudo bem, pois as transnacionais terminam o dia com o caixa em alta né? Para que planejar o futuro de outras gerações se a gente pode ter muito dinheiro essa semana?
Caso sua resposta seja não, resta o comunismo! Sou uma eterna admiradora dele, entretanto, parei de babar e encarei a realidade: o ser humano não sabe consciliar liberdade e futuro. Imagine-se na situação de não ser repreendido (lembre-se, não existe Estado). Você provavelmente ia ficar empolgado e faria besteiras que o próximo não é obrigado a suportar e que descontaria em você de alguma forma.. uma bagunça! Para vivermos em paz, necessitamos de regras e ameaças para obedecê-las.
Mas temos a bela república, não é mesmo? Um monte de palavras bonitas sem nenhuma utilidade, para mim. Eu tenho plena consciência que o poder modifica um indivíduo. Distribuir poder então, é uma festa, temos um congresso que não trabalha e recebe. Bom, eu, pelo menos, concluo que: se você se importa com o outro, é necessário abdicar de uma série de coisas. A ditadura não é perfeita, assim como o ser humano.
Desculpe-me, eu não sou capaz de ignorar tanto sofrimento. Todos os dias alguém morre de fome! Será que só eu me importo com isso? Eu estou disposta sim, a reduzir consideravelmente minha qualidade de vida para dividí-la com alguém que nada tem! Tenho esperança e luto agora por um sistema que se preocupa com vidas e não com cédulas. Se esse sistema só funciona com um regime extremamente firme, paciência. Desde pequena minha mãe me ensinou que devemos amar ao próximo como a nós mesmos.
 
Só um esclarecimento: meu comentário anterior deve ser lido num tom bem-humorado. O termo "malucos comunistas", antes de ser uma crítica a esta ideologia oitocentista (século que me é tão caro), era uma tentativa de caricaturar professores que, deliberadamente ou não, ao tentar fazer despertar alguma consciência política em seus jovens e embotados alunos, acabam por doutriná-los de acordo com suas idéias ou visões de mundo, muitas delas bastante questionáveis, dando origem posteriormente a pequenos monstros que passarão a juventude a infernizar a vida do próximo, principalmente na faculdade. Em casos menos graves, eles apenas ajudam a perpetuar conceitos simplistas e maniqueístas sobre tudo, banalizando qualquer tentativa de reflexão crítica sobre a realidade, e geralmente tornando toda e qualquer discussão livre impossível, ou um porre! Esse não parece ser, ainda, o caso da Clarisse, o que me conforta. Por isso eu pretendo voltar depois e participar mais da brincadeira. Porque agora eu estou esgotado e dormindo sentado...
 
Uau! Vamos fazer um glossário:
deliberar- decidir
embotados- enfraquecidos
maniqueísta- toda doutrina fundada nos dois princípios opostos do bem e do mal.
e eu gostaria que você me explicasse também a tal da ideologia oitocentista. é a minha? o.O
Você tem um vocabulário bem abrangente, thiago! Obrigada por me ajudar a ampliar o meu.
Bom, em primeiro lugar, é Clarice, com c. ^^
E em segundo lugar, que bom que você não acha essa discussão um porre, eu tô maior a fim de continuá-la! Eu havia percebido que seu comentário foi bem humorado, só que há muito tempo eu me remoía a respeito disso. Então o makoto fez um post que tinha a ver eu divulgar e antes de tudo, organizar minhas ideias! Como você leu e fez certos comentários eu só respondi!
Mas ao contrário do que você pensa eu sou uma pessoa extremamente maniqueísta e não, eu não me orgulho disso, tento sempre melhorar! Deve estar dando algum resultadi já que você não percebeu.
Concordo que meus professores devem ter influenciado na formação dos meus conceitos, mas não vejo nada de mau nisso. Afinal, tudo que sabemos e defendemos foi mostrado por alguém! Seja professor, pai, amigo ou você! Que, neste momento, está me fazendo revisar um conceito, deliberadamente, ou não. :[|]
 
Às ordens, Clarice, obrigado por me confirmar seu nome verdadeiro. Embotado também pode ser "que perdeu a sensibilidade ou a energia". A "ideologia oitocentista" a que me referia era o comunismo, surgido naquele século, certo? Bom, na verdade eu não disse que achava que você não era maniqueísta, só que você não é, ao que parece, um daqueles chatos fundamentalistas, que um dia aprenderam uma doutrina, um discurso, uma crença, e não reconhecem mais nada à sua volta. Claro que os professores (e a família, os amigos, a TV, as propagandas, etc.) influenciam na formação de nossos conceitos. O problema está em doutrinar, que é diferente. Uma pessoa doutrinada não aceita nada que não esteja de acordo com determinada crença ou atitude. Não tem mais senso crítico. É o caso de vários professores, que vendem verdades absolutas a seus alunos, que normalmente também não estão acostumados a pensar por si mesmos. Quanto ao maniqueísmo, ele está por toda parte e a gente tem que se policiar o tempo todo pra não ficar dividindo o mundo em mocinhos e bandidos, em gente de bem e do mal, etc. Que bom que você tenta melhorar quanto a isso!
 
Mas voltando à discussão, eu não queria entrar nessa falsa dicotomia do capitalismo x comunismo. Acho que não faz sentido, porque o comunismo não existe na prática, nem nunca existiu. Poderia até dizer que o comunismo sim é que é "um monte de palavras bonitas sem nenhuma utilidade", a não ser talvez iludir as mentes de alguns românticos e inspirar meia dúzia de oportunistas a chegar ao Poder. O que há, com certeza, é a economia e o Estado. Há Estados democráticos, liberais, autoritários, absolutistas, teocráticos, etc. E os Estados se intrometem mais ou menos na economia dos países e na vida das pessoas. Quanto e de que forma ele deve se intrometer é que é o problema. Muita gente boa quebra a cabeça com isso, ganhando muito ou quase nada em troca. Não sou um deles, mas entendo quando as pessoas reclamam do poder público, que tem se mostrado ineficiente para resolver, por exemplo, as desigualdades sociais. Quando há uma crise política ou econômica, então, ouve-se muita gente falar mal da democracia (está na moda agora, por sinal), o que é triste, mas compreensível, até certo ponto. Mas como não inventaram ainda nenhum sistema de governo que independa do ser humano, não adianta muita coisa instalar uma ditadura. Quem vai ser o ditador? Quem vai dizer que ser iluminado é este, que prescinde de qualquer legitimidade, controle, limites legais, essas besteiras? O brasileiro nunca teve muita intimidade com a democracia, por isso talvez não saiba ainda como lidar com ela, e não tem muita vergonha em destratá-la. Mas ela é uma boa garota, assim como você... O problema é que, como toda mulher, há uma série de desafios que se tem que encarar até conquistá-la, e mantê-la também não é fácil. Entendê-la, então...
 
Há algumas coisas a serem colocadas aqui.

Primeiro, Comunismo e Capitalismo não são opstos, como céu e inferno, preto e branco. São apenas dois tipos de regime sócio-econômico.

Segundo: eu não defendo no meu post a abordagem do Governo de querer governar pelo país, e não pelo povo. Só quis mostrar que, muitas vezes, é arriscado vc fazer o que acha certo na hora errada.

Terceiro: Não sei se o Thiago me inclui como professor doutrinador. Se sim, convido-o para uma aula minha para vc tirar suas conclusões.

Quarto: O Capitalismo é o melhor sistema para o ser humano hoje em dia. Afinal, é exatamente o reflexo de nós mesmos: ambicioso, egoísta, materialista e desigual. Quem não quiser ser capitalista, pelo menos, é livre para encontrar outra coisa, ao contrário de sistemas como o Comunismo.

Quinto: sim, eu acho que a gente deve ter o que temos vontade a partir de um certo grau de maturidade. De acordo com a nossa legislação, isso acontece aos 18 anos. Agora, vc tem que arcar com as consequências de seus atos.

E último: agradeço a vcs dois por fazerem o que eu quero no meu bololog, que é de trazer discussões e fazer as pessoas se conhecerem! ^^
 
Nunca fui aluno do Makoto, mas o conheço há uns quase oito anos. Jamais pensaria nele como um professor doutrinador, muito pelo contrário. Espero não estar enganado.
 
Gente, eu vou voltar a escrever..
como eu disse, eu tô gostando de discutir!
Só que tem prova essa semana e isso tá me tomando um certo tempo. porque um bilhao de coisas passam pela minha cabeça e é MUITO dificil organizá-las.
logo depois viajo e volto dia 11!
aí eu tô com tempo e venho escrever mais.
 
Vamos então falar sobre a economia e o Estado e porque eu entrei na dicotomia capitalismo X comunismo. A Julia me disse ontem que um defeito meu é que eu sou muito presa a dados estatísticos e históricos, na hora eu discordei comigo mesma, mas agora vejo que ela e você tem razão, Thiago. Os professores me influenciaram de uma forma muito séria! Esse ano estudamos toda a geopolítica do Brasil, o que instigou a minha revolta e na 8a série, ficou marcado para mim, também em geografia, Lenin. Pondo os pingos nos i’s: eu sou limitada e vou me justificar embasada somente nisso.
Lenin pensou e atuou perfeitamente! O problema é que tudo que é bom dura pouco e ele morreu com pouco tempo de governo, entra Stalin e fode tudo. Mas o único erro da URSS foi entrar na maldita corrida armamentista, a qual gastou muito dinheiro e isso, tornou-a capaz de produzir uma bomba que destrói o planeta e incapaz de produzir uma geladeira. Já Cuba, se fechou para o mundo e tem uma população que todos tem suas necessidades básicas supridas, incluindo educação, a coisa mais importante. E o que eu concluo com isso? Bem, o meu ideal é um Estado em que todos sejam iguais. Já tenho o exemplo de que isso é possivel.
Falaremos da economia, que na verdade, está interligada ao Estado. O Makoto falou bem: somos ambiciosos, egoístas, materialistas e desiguais. Mas por quê? Porque fomos doutrinados na economia capitalista, que instiga tudo isso em nós. A televisão diz o que devemos comprar e gente dá a vida por aquilo. Um pobre não tem dinheiro para comer, mas tem um celular. Agora, tudo fica mais sério a partir do momento que esse sistema prejudica severamente muitas pessoas. É engraçado ver a indignação que o povo tem com Hittler. Gente, dêem uma olhada nisso:
http://www.orkut.com/AlbumZoom.aspx?uid=14335410178693553260&pid=11
Sinceramente, eu não vejo nenhuma diferença entre isso e o Holocausto. Eu acho inaceitável todo esse sofrimento, jamais me acostumarei! É exatamente isso que reforça a minha idéia de um sistema ditador. Pois voltar a nossa economia para o atendimento de toda a população, requer dinheiro, ou seja, redução de muitas regalias. Alguém tem que ter poder suficiente para tomar os latifundios e dividí-los igualmente, é mais ou menos essa a idéia.
Eu acho a República fraca para lidar com isso, tudo depende de muita coisa. O presidente na verdade, não manda em nada e todo mundo só quer se dar bem. Acho que deveria ser mais direto, o ser humano só funciona na base da porrada. Na realidade, a gente precisava de algo novo, mas eu não consigo pensar em nada (acredite, eu tento). Então eu me prendo a “sucessos” passados e tento levar discussões como essa para desabafar e/ou divulgar e/ou roubar novas idéias enquanto isso.
É que eu queria muito reverter a triste situação pela qual passamos, mas não posso. Tenho plena consciência que o Brasil está extremamente acomodado e nem um pouco preparado para um regime assim, NINGUÉM pensa no próximo. Até seria possível se tivessemos uma coisa que não temos: tempo. Quem sabe grupos de discussões assim iriam aumentando e organizando-se para tomar uma atitude pensada e significativa. Mas a contagem para o mundo acabar começou e nada pode pará-la. Isso me deixa arrasada, mas não vencida.
 
Desculpem eu não sei resumir e também me perco um pouco.
 
Postar um comentário



<< Home
Um espaço pra todos lerem, pensarem e emitirem opiniões, clichês, dúvidas, críticas, palavrões, pela-saquices... ou seja: comunicação e interação! Comentários são mais que bem-vindos... eles são obrigatórios! As críticas me mostram no que posso melhorar; os elogios me mostram no que estou acertando. Sou o que sou, mas também sou que acham de mim, pois vivo em sociedade. Como diria Batman: "Não é o que eu sou, mas o que eu faço é o que me define."

Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Ué, achei que já tinha respondido a esta pergunta... msn: nemchama@hotmail.com

ARCHIVES
11/01/2004 - 12/01/2004 / 01/01/2006 - 02/01/2006 / 02/01/2006 - 03/01/2006 / 03/01/2006 - 04/01/2006 / 04/01/2006 - 05/01/2006 / 05/01/2006 - 06/01/2006 / 10/01/2006 - 11/01/2006 / 11/01/2006 - 12/01/2006 / 12/01/2006 - 01/01/2007 / 01/01/2007 - 02/01/2007 / 02/01/2007 - 03/01/2007 / 03/01/2007 - 04/01/2007 / 04/01/2007 - 05/01/2007 / 05/01/2007 - 06/01/2007 / 06/01/2007 - 07/01/2007 / 07/01/2007 - 08/01/2007 / 08/01/2007 - 09/01/2007 / 10/01/2007 - 11/01/2007 / 05/01/2008 - 06/01/2008 /


Powered by Blogger