.koan.samsara.satori.nirvana.
sexta-feira, março 17, 2006
  Um dia, ou 365?



Semana passada, eu tive que dar parabéns sem nem saber porquê. Dizem que era Dia da Mulher. Não sabia que mulher tinha um dia dela. Quanto egoísmo.

Daí pensei: será que elas têm um dia e os outros 364 são dos homens? Elas seriam tão submissas assim? Ou será elas são arrogantes a ponto de terem um dia pra elas e os homens não terem nenhum?

O Dia Internacional da Mulher foi criado em homenagem a 129 operárias que morreram queimadas numa ação da polícia para conter uma manifestação numa fábrica de tecidos. Essas mulheres estavam pedindo a diminuição da jornada de trabalho de 14 para 10 horas por dia e o direito à licença-maternidade.

Interessante saber que muitos homens já morreram sob as mesmas circunstâncias, simplesmente por serem descartáveis. Ou vocês acham que essas mulheres foram queimadas só por serem mulheres?

Claro que, ao se assumirem diferentes, assim como os negros, índios, gays, etc. elas mesmas se contradizem ao dizerem que são iguais aos homens. Primeiro: mulheres nunca serão iguais aos homens. Segundo: há uma diferença entre igualdade e ter mesmos direitos e deveres.


Digamos que ele seja... hum... feliz.


Por exemplo: num navio naufragando, mulheres e crianças primeiro? Nananina. Em mulher, não se bate nem com uma flor. E em homem? Mulher tem que esperar homem chegar junto, homem tem a obrigação de proteger a mulher, homem que paga a conta... e assim vai.

Claro que, se a mulher tivesse se dado o respeito desde o começo, não precisaria de um Dia Internacional para ser homenageada. Mesmo porque os outros dias sucedem e continua a mesma coisa. Paralelamente, o funcionário do mês do Mac Donald’s é agraciado com uma foto na parede para ele se sentir especial; mas suas condições de trabalho continuam precárias. Do mesmo modo, todo dia 8 de março chovem reportagens e comemorações sobre o chamado sexo frágil. E elas se sentem especiais, poderosas, não porque elas o são, mas porque há um dia para elas se sentirem assim.


Essa é a idéia.


A verdade é: a discriminação é diretamente proporcional ao sentimento de vitimização da pessoa. Gays, negros, mulheres, metaleiros, estes são os mais discriminados, porque são os que mais se vitimizam. E usam tal status para conseguirem privilégios. Ninguém me tira da cabeça que Jean Willys ganhou BBB por se vitimar de perseguido por ser gay. Ninguém me convence que as quotas pros negros não têm nada de racismo.

Amo e respeito gays, negros, mulheres, metaleiros, não porque há um dia para eles, ou porque eu aprendi na escola que eles também são gente. Amo-os e respeito porque são seres humanos, antes de tudo. Por trás de cada adjetivo, há uma pessoa.

Do mesmo modo, quando me discriminam, não exijo respeito. Amo-me o bastante para me respeitar e, assim, não precisar me fazer de vítima para ser ouvido ou tratado como igual. Meu pai, o dotô, sempre me disse: “não me importo se você quer ter mil tatuagens e pilsens, desde que você seja uma boa pessoa e consiga agüentar o preconceito.”


A junção de todas as minorias!


E, antes de acharem que pra mim é fácil falar essas coisas: sou cabeludo, tatuado, metaleiro, com cara de moleque, cheio de piercing, mal-vestido, preto, índio, japonês. E dizem que eu sou gay (huá!). Ou seja, de acordo com Narigas: sou todas as minorias possíveis.

É, acho que vou outorgar um dia só pra mim...

Frase da Hora: "Os homens fedem!!!" (Lili Ava Vour)

 
Comments:
Ahhh aí depende ....penso q tdo mundo tem o seu dia.....tdos se encaixam em algum lugar ...
Dia da mulher, do soldado, do médico, do músico ....e por ai vai ...
Egoísmo...eu ñ sei...mas q esse dia ñ acrescenta em nda, ñ acrescenta ¬¬
Mas ele ta ai a um tempão... ou vc finge q ele ñ existe, ou "comemora" junto....aí é vc qm escolhe =PPP

Aho q é por aí... ;) bjos
 
Não é uma questão de ignorar ou fazer parte, mas não precisar dele. Quer dizer, todos sabemos que há um Dia da Mulher para que elas se afirmem à sociedade. Mal necessário? Pra mim, mal desnecessário.
 
O_____O



concordo com mac lau \o/

não sabia dessa homenagem o.o

interessante.


o/
 
Se for resumir, vou dizer que acho essa de Dia Da Mulher uma coisa ridícula, simplismente.
Acho que é como se nós(mulheres) estivessemos nos rebaixando...pedindo atenção pra um possível carinho, um presente ou só reconhecimento mesmo...E depois isso acabasse. E que somo frágeis e imperceptíveis aos olhos dos outros, por isso que precisamos de um dia..que bobageira!
Não estou sendo feminista e tal..o que tentei dizer é que é todo mundo igual, humano, sabe...não tem essa da Dia Da Mulher
>/
o/
 
Se for resumir, vou dizer que acho essa de Dia Da Mulher uma coisa ridícula, simplismente.
Acho que é como se nós(mulheres) estivessemos nos rebaixando...pedindo atenção pra um possível carinho, um presente ou só reconhecimento mesmo...E depois isso acabasse. E que somo frágeis e imperceptíveis aos olhos dos outros, por isso que precisamos de um dia..que bobageira!
Não estou sendo feminista e tal..o que tentei dizer é que é todo mundo igual, humano, sabe...não tem essa da Dia Da Mulher
>/
o/
 
Se for resumir, vou dizer que acho essa de Dia Da Mulher uma coisa ridícula, simplismente.
Acho que é como se nós(mulheres) estivessemos nos rebaixando...pedindo atenção pra um possível carinho, um presente ou só reconhecimento mesmo...E depois isso acabasse. E que somo frágeis e imperceptíveis aos olhos dos outros, por isso que precisamos de um dia..que bobageira!
Não estou sendo feminista e tal..o que tentei dizer é que é todo mundo igual, humano, sabe...não tem essa da Dia Da Mulher
>/
o/
 
Se for resumir, vou dizer que acho essa de Dia Da Mulher uma coisa ridícula, simplismente.
Acho que é como se nós(mulheres) estivessemos nos rebaixando...pedindo atenção pra um possível carinho, um presente ou só reconhecimento mesmo...E depois isso acabasse. E que somo frágeis e imperceptíveis aos olhos dos outros, por isso que precisamos de um dia..que bobageira!
Não estou sendo feminista e tal..o que tentei dizer é que é todo mundo igual, humano, sabe...não tem essa da Dia Da Mulher
>/
o/
 
ahhh, quem se importa pro dia da mulher? é só mais um dia pras pessoas se cumprimentarem e deixarem as mulheres felizes.

pra você, makoto, tme o dia do índio :}


:*
 
Um dia para q se afirmem na socicedade?? O.o ...ah..q besteira... Pode até ser q esse dia represente isso e como já disse ele ñ acrescenta em nda....
Mas acho q cada um deve se reconhecer sozinho e ñ esperar um dia ou alguém dizer ;))

Bjos
 
Cachos está tão convicta que escreveu a mesma coisa 4 vezes... Huá!

Quanto à Larrorex, tenho o Dia do Índio, meu aniversário, dia do professor, do tradutor, do músico, da criança, do palhaço... eita, eu tenho o ano inteiro só pra mim!
 
Tá Makoto.. Eu acho que vc quando enfia uma idéia na sua cabeça ninguém consegue tirar né ..
Mas eu nao acho que o Jean tenha ganhado a BBB5 só pelo fato dele ser gay nao, eu mesma seria uma das pessoas que votaria nele nao só por ele ser gay,mais sim pelo caráter dele,coisa muito difícil de ver nas pessoas, realmente ele deve ter passado por divérsos tipos de preconceitos na vida dele,mas eu nao votaria por isso,até porque foi uma opção dele,que nem você com a sua....
Enquanto o dia da mulher, aff hein prefiro nem fazer comentarios..
 
Caráter não ganha BBB. É só vc ver os ganhadores das outrs edições.

Além disso, ouvi dizer que outras pessoas da mesma edição do Jean também tinham caráter, como aquela Grazielli e o negão lá... por que não eles?

E outra: ouvi MUITA gente falando "coitado dele, gente, sendo discriminado. Ele é tão legal, vou votar nele." Não sou eu quem disse.

E outra: muito fácil falar "Enquanto o dia da mulher, aff hein prefiro nem fazer comentarios.. ". É por essas e outras que eu escrevi o post anterior a esse.

E outra: "Eu acho que vc quando enfia uma idéia na sua cabeça ninguém consegue tirar né .. " Vc tem toda razão... até outra pessoa aparecer e enfiar outra idéia na minha cabeça.

E outra: não é opção, ele não escolher ser gay. Senão, com certeza muitos gays teriam escolhido voltar a serem hetero, justamente porque eles levam uma vida difícil. Mas quem não leva, né?
 
Respeito é bom, e quem não gosta?

Minha contribuição é nessa linha: acho que todo mundo procura respeito, dum jeito ou de outro. Uns o acham mais perto de si e outros acabam tendo que procurar em objetos, aparências, olhares e até em outras pessoas.

Nada de errado com o convívio social, mas viciar-se em opinião dos outros também é perigoso. "Faze o que tu queres", desde que tu realmente o queiras. Conhecer a si próprio é algo dificílimo, que demanda muito (senão todo o) tempo, mas enquanto isso não acontece, seria um bom começo o simples ato de se perguntar: "por que mesmo eu quero aquele celular?" ou "o que me fez querer fazer dread?".

Pra terminar, Tyler Durden:::

"Você lê tudo o que deveria? Compra tudo o que querem que você queira? Se você não tomar pra si sua humanidade, irá virar uma estatística."
 
Uma amiga minha não conseguiu postar aqui, então eu coloquei o que ela me escreveu:

"Seu blog é indecente e preconceituoso! Estou decepcionada. so pq eu n sou assinante n tenho direito de expressar minha indignação diante o teu post!? Eu tenho direito de me experessar oras! AI, eu tinha dito tanta coisa, mais tanta! =/ *triste*"

Espero ainda as justificativas apra a indignação dela.
 
Makoto,
Não é a primeira vez que eu não concordo com essa sua idéia de que: "a discriminação é diretamente proporcional ao sentimento de vitimização da pessoa" não acredito nisso e acho que, mais uma vez, você tira conclusões precipitadas embasadas, só e somente, em suas experiências.

Preconceito está presente na sociedade, e nem tudo se resolve sem fazer nada, algumas coisas criam a necessidade de serem recordadas como a caça as bruxas do, o tratamento que mulheres islãmicas e de outras religiões do oriente médio recebem, assim como um fato recorrente em nosso país, que talvéz não ocorra no Lago Norte, mas acontece demais no interior do nosso pais e nas cidades do entorno do DF, que é o fato de mulheres apanharem do marido e serem motivo de chacota em distritos policiais.

Acredito que essa sua visão e extremamente parcial e pode aplicar-se às pessoas do seu convívio ou mais específicamente no Plano Piloto, mas não é nem de perto a verdade. Dias como dia das mulheres representam uma luta mundial contra preconceitos discriminações e outros tipos de crueldade que existem, e servem para lembrar que ainda é preciso se fazer muita coisa no mundo todo.

Para terminar gostaria de colocar uma parte de uma entrevista do Mano Brown a Caros Amigos quando foi perguntado sobre a polícia e preconceito: "...a polícia é preconceituosa. Preto não pode ter as coisas tem que ficar toda hora provando de onde veio, de onde comprou, mostrar notas fiscais..." isso é tão recorente que aconteceu com o filho da Conceição, o muleque apanhou teve o celular "confiscado" pela polícia e ainda foi preso, teve que chamar a mãe na polícia pra tirá-lo, detalhe ele é maior de idade, teve que levar uma nota fical pra poder ter o celular de volta, e teve que engolir o preconceito e a agressão a seco.

guilherme

PS:Desculpe a extenção do comentário e os erros.
 
ops... saiu anônimo, mas assinei, me confundí aqui na tecnologia!
 
Concordo com quase tudo que vc escreveu, Gui... mas não acho que tenho minhas idéias construídas apenas no que eu vivo, tanto é que justifico minhas idéias aqui no post dando fatos históricos ou de outras pessoas.

Mesmo assim, tenho essa teoria egocêntrica: se eu posso tomar uma atitude e ser feliz, por quê as outras pessoas não podem? Afinal, sou tão vítima de preconceito quanto muitas outras pessoas.

O que devemos pensar é: por que a polícia é preconceituosa? Será que os negros, ao se discriminarem do resto da sociedade, não dão suporte à essa discriminação? O mesmo vale para gays e outras auto-chamadas "minorias".

Vc deve saber que eu já fui vítima de preconceito da polícia. E vc acha que o PM queria saber se eu era do Lago ou da Ceilândia?! Eu simplesmente não me vi como vítima, e encarei a situação com respeito a mim e ao PM, independente de eu ser cabeludo, filhinho de papai, tatuado, formado em UnB.

Lá nos EUA, eu era hierarquicamente inferior ao negro. NUNCA fui mal-tratado, mas vi muitos chicanos serem. O segredo? Não se fazer de vítima.

Se vc ouvisse do meu pai o tanto de preconceito que ele sofreu por ser japa (sim, japas são "vítimas", mas não se fazem de vítimas)... mas, em vez de ficar fazendo drama, encarou com respeito e pronto.

Não nego aqui que há preconceito, nunca disse isso. O post foi escrito para pensarmos no quanto o comportamento das "minorias" influencia no preconceito que a "maioria" tem delas.

E, como já disse, inventar "dias mundiais de minorias" só serve pra mais grana gasta em comemorações e um falso sentimento de contentamento de que as minorias estão sendo lembradas.
 
Ok, agora me diz uma coisa: como o "Dia Internacional das Mulheres" ajuda as mulheres islâmicas e as donas-de-casa no interior do Brasil? Afinal, eu não sei, pois, segundo vc, eu vivo recluso no meu mundo Lago Norte...
 
Aliás, há um filme muito bom chamado "Uma História Americana", com Whoopi Goldberg, que mostra o que é se respeitar e conseguir seus direitos SEM se fazer de vítima.
 
Makoto,

Concordo com vc quando a vitimização, mas o preconceito existe diferente da postura da pessoa que é vítima dele, isso irá impactar individualmente, e acho que a sua proposta é realmente a ideal, se a pessoa quiser que as coisas continuem como estão e viva a sua vida da forma mais conveniente para ela.
Quanto a exitência desses dias mundiais e etc acho que têm sua importância, para discussões e reflexões, pensarmos até que ponto as pessoas têm seus direitos respeitados, até que ponto agimos de maneira correta e se podemos melhorar o país ou ao menos nossa postura quanto ao preconceito.
Acho que vc quis criar polêmica e não explicou direito suas idéias, acho que nesse post vc foi infeliz pq tatou de um assunto importante pra muita gente num país que ainda tem muito preconceito e que a luta por igualdade e respeito ainda tem que caminhar muito.
guilherme
 
De novo, Gui, concordo com quase tudo que vc disse! :)

Mas será que as pessoas usam esses dias internacionais pra discussões e reflexões de impacto, ou só matérias de jornal e presentinhos e provilégios efÊmeros?

Por ouro lado, será que realmente precisamos de dias internacionais pra gerar tudo isso? Quer dizer, que bom se esses dias internacionais servissem pra algo eficaz, o que não acontece.

E, sim, eu quis criar polêmica, pra quê escrever sobre o óbvio? Só pra todos nós continuarmos na acomodação mental? Não me importa aqui se vc concorda ou não comigo. O objetivo do bololog é fazer a pessoa que tem uma opinião pensar pra colocar aqui sua opinião; e a que não tem opinião, pensar e ter uma. Assim como vc tem a sua e teve que pensar pra colocar aqui.

Mas será que eu fui infeliz?! Quer dizer, se eu só tratar de assuntos não importantes, este bololog será inútil como um BBB. E, do jeito que vc escreveu,parece-me que nunca serei feliz ao tratar de assuntos importantes.

No fim das contas, o que é mais importante: a mulher o o Dia da Mulher?
 
makoto
mto interessante seu post, mto mais pq acabei de sair de uma prova de sociologia que, alem de ter mta a ver, tbm tinha uma questão parecida: ter direitos e deveres iguais não é igual igualdade (tá, alguma coisa assim mas bem menos confusa ;])
talvez as mulheres não saibam se expressar pra pedir por alguma coisa, e acabam caindo em contrariedade...eu já tinha reparado nisso; acho que os dois sexos tem seu espaço, e que realmente não têm como ser iguais, né?
ando meio ausente, mas pretendo comentar mais. eu quero, algum dia, cursar sociologia...acho mto legal, e realmente seu blog é mto voltado pra tal...e cm tbm vou ser jornalista, se vc me permitir, vou fazer uma matéria sobre esse blog!

bjão

PS: é um absurdo vc ficar se chamando de todas as minorias. é um absurdo "existir" essas minorias. é um absurdo ter gente que fala isso, enfim...
 
Postar um comentário



<< Home
Um espaço pra todos lerem, pensarem e emitirem opiniões, clichês, dúvidas, críticas, palavrões, pela-saquices... ou seja: comunicação e interação! Comentários são mais que bem-vindos... eles são obrigatórios! As críticas me mostram no que posso melhorar; os elogios me mostram no que estou acertando. Sou o que sou, mas também sou que acham de mim, pois vivo em sociedade. Como diria Batman: "Não é o que eu sou, mas o que eu faço é o que me define."

Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Ué, achei que já tinha respondido a esta pergunta... msn: nemchama@hotmail.com

ARCHIVES
11/01/2004 - 12/01/2004 / 01/01/2006 - 02/01/2006 / 02/01/2006 - 03/01/2006 / 03/01/2006 - 04/01/2006 / 04/01/2006 - 05/01/2006 / 05/01/2006 - 06/01/2006 / 10/01/2006 - 11/01/2006 / 11/01/2006 - 12/01/2006 / 12/01/2006 - 01/01/2007 / 01/01/2007 - 02/01/2007 / 02/01/2007 - 03/01/2007 / 03/01/2007 - 04/01/2007 / 04/01/2007 - 05/01/2007 / 05/01/2007 - 06/01/2007 / 06/01/2007 - 07/01/2007 / 07/01/2007 - 08/01/2007 / 08/01/2007 - 09/01/2007 / 10/01/2007 - 11/01/2007 / 05/01/2008 - 06/01/2008 /


Powered by Blogger