.koan.samsara.satori.nirvana.
sexta-feira, março 03, 2006
  E Agora, Jana?



Duas ex-alunas do CNA morreram num acidente agora no Carnaval. Saiu nos jornais e tudo mais. Uma delas foi minha aluna, a outra ia ser agora neste semestre. De repente, duas garotas de quem nem me lembrava mais têm grande importância. Mas só quando se vão.

Alguns amigos delas reclamam que, se soubessem, teriam passado mais tempo ao lado delas. É sempre assim. Mas priorizar uma pessoa é esquecer de outra, e todas vão morrer um dia.

Lembro da Janaína como uma garota de temperamento forte, crítica. Ao mesmo tempo, uma aluna sempre pra cima, brincalhona, que cativava as pessoas. Pelo seu fololog e Orkute, me passava a idéia de uma garota baladeira, daquelas que adoram curtir a vida. Claro que, para os hedonistas, ela estava certa em agir assim. Afinal, só se vive uma vez.
Só na vida boa...

Entretanto, não sou hedonista. Confesso que fico meio preocupado com a Janaína agora, na situação que encontra. Afinal, lá do outro lado não tem axé, não tem cerveja, não tem carro importado. Deve estar se sentindo sozinha.


Será que ela não está sozinha agora?


Isso quer dizer abdicar dos prazeres terrenos? Não creio. Só acho que Janaína tinha muito a aprender aqui, mas preferiu se divertir. Eu aprendi com tal fatalidade: não importa o fololog, o bololog, a cerveja, o Carnaval, o carro importado; no fim, só resta você e o que você aprendeu.

Frase da Hora: "Deixe que os mortos enterrem seus mortos." (Jesus Cristo)

 
Comments:
que triste!
o que era para ser diverssão terminar em tragédia!
Afinal Carnaval era pra ser uma festa de todos,alegre...
É, a gente nunca sabe o que pode acontecer, por isso é bom tratar as pessoas sempre da melhor maneira possível.
Essas coisas são imprevisíveis!
e sabe? a gente nunca pensa que pode acontecer com alguém próximo,ou nós mesmo...
Morte...
Aproveitar a vida,sim! mas é... tudo que é exagerado, é ruim!
Bens materiais,beleza...tudo um dia acaba.

A gente tem que saber eqüilibrar.
e alimentar a alma, pois a vida é efêmera...nunca se sabe o amanhã.
Oo
 
makoto digamos assim que concordo em partes com você!! porque não acho que deixamos de aprender quando nos divertimos e aproveitamos bastante a vida!! a gnt tem que aprender sempre, em qualquer situação.. pelo menos é o que eu acredito e o modo que tento levar a minha vida.. como a totes (com o perdão da intimidade) disse, equilibrio sempre!
mas a minha meta de vida é ser feliz, seja lá como a tal famosa e requisitada felicidade seja alcançada. né?
grande abraço
pijei...
E RESPONSABILIDADE SEMPRE!
 
Seria a Janaína que eu tou pensando? Aquela que era da minha turma de free conversation? Pela descrição de empolgada e baladeira, deve ser!

Que coisa, não...

E vc está certo, no fim, só o que importa é o que as pessoas aprenderam. Mas sempre há mais tempo pra aprender.
 
realmente são nessas hrs q paramos pra pensar c vivemos td o q tinhamos pra viver ou c deixamos passar oportunidades únicas... às vezes eh preciso perder uma pessoa mtu querida pra c dar conta do valor q ela tinha, isso jah me aconteceu e acho q com mtas outras pessoas, sem dúvida =\ eh uma pena ver q uma pessoa tao jovem tenha partido tao cedo... mtu bunito da sua parte makoto, escrever essas palavras^^
 
Cara Pijei:

Eu não disse que não podemos aprender ao nos divertir. Mas pára e pensa: quantas pessoas que se amarram em se divertir que vc conhece REALMENTE aprendem quando se divertem?
 
Bom...acho que as pessoas tem que saber equilibrar o divertir com o aprender...ou, como foi dito, fazer os dois juntos.
Mas é assim e será sempre assim, a gente só da valor qnd não tem mais, a gente nunca sabe a hora que vai morrer...cada um aproveita do jeito que quer...fazer o q?
 
oi, makoto. aqui é a joana, sabe? aquela que te xaropava corrigindo seus erros de português no antigo blog... pois é. isso não vem ao caso agora. achei teu blog de novo e queria acrescentar duas coisas ao post:
acho que não há uma escolha entre se divertir ou aprender, como você sugere implicitamente. diversão também é um aprendizado, e, como tudo, a gente aprende fazendo. é necessário aprender a se divertir e a gente só aprende isso se divertindo.
e outra: no fim, não só "resta você e o que você aprendeu". da vida nada se leva (eu sei! clichê! mas não deixa de ser verdade) não levamos nada ao morrer, mas deixamos aqui o amor que as pessoas sentem por nós, que é o reflexo do nosso amor. por isso, all we need is love!!! hehehe
pronto. duas coisas e fim.
beijos
 
Cara Joana,

Eu e PIjei ficamos um tempão conversando sobre isso. Eu não acho que diversão está totalmente desligada ao aprendizado. TAnto é que meus alunos aprendem inglês ou guitarra se divertindo, né? :)

O que eu quis dizer é que a postura hedonista de muitas pessoas as impede de aprender, porque elas só querem se divertir.

E, sim, a gente deixa muita coisa boa, outras ruins. MAs eu não foquei o deixar, mas o que levar.

Pelo menos, vc entendeu a proposta do post. A galera tá achando que eu queria falar sobre saber a hora de morrer.
 
E caracas, Joana, eu não te conheço pelas correções, mas por vc ser a gêmea! :) A gente tá com saudade!
 
macotton, eu acho que quando nos divertimos aprendemos sim, por exemplo encher a cara e depois passar mau .. voce aprende ( na pratica ) que encher a cara demais faz voce passar mau sim, ou entao fica zuando com tudo e depois ver que o povo ta puto com voce e etc ... pagando um pau até a sua aula que é divertida ensina as pessoas coisas novas (como voce mesmo disse).
=)
Bom, na minha opniao tudo que fazemos resulta num aprendizado,negativo ou positivo.

Abraço

O que nós sabemos é um passo, o que nós desconhecemos é um oceano.
 
é... foi isso aí que o ozama disse que eu quis dizer. quando a gente enche a cara, passa mal, incomoda os outros, faz um monte de merda sem pensar, e no outro dia bate aquela "ressaca moral", a gente aprende que, pra se divertir, não precisa exagerar tanto. aprendemos a saber parar na hora certa.
não sei com que idade a janaína se foi, mas acredito que certas escolhas na vida exigem um grau de maturidade mínimo, para não correr certos riscos.
hoje em dia, ninguém mais tem paciência pra parar, pensar, se conhecer e saber quem é. isso é importante.

foi mal ae pela minha identificação. é que eu detesto me colocar como "gêmea da amanda", entende?
to com saudade também! um dia, quando eu brigar com a patroa (como se isso não rolasse nunca), quem sabe podemos nos ver de novo. eu, você, di, thiago, tatá...
beijos
 
Na verdade, Ozama e Joanda, a gente tá falando a mesma coisa e não tá se entendendo.

Eu acho que a gente aprende se divertindo também, claro! Mas, hoje em dia, a maioria das pessoas não faz as duas coisas.
 
na verdade nada importa nunca.
nunca vai realmente importar.
que saco.

triste pela guria,
meus pesames.
acho que ela não tá sozinha não..
 
Q post triste Makoto ...ok...a vida ñ é feita apenas de alegrias...certo......post p/ pensar..e mto... acho q podemos aprender em todas as situações..pelo menos na maioria delas... o problema é querer seguir oq se aprendeu o.o''
Cedo ou tarde a ficha cai...as vezes tarde d+ ....ahh...acho q era isso =P

Bjo
 
eu tenho um bololog também, mas sem constantes atualizações...

makotton, eu acho que lá deve ser igualzinho aqui, mas diferente. eu acho que você não deve se lembrar do que aconteceu aqui, que deve ser uma vida paralela e alheia à esta e que a gente nunca vai descobrir nada sobre ela, já que, se a gente morrer, a gente vai esquecer de lembrar da nossa vida aqui.


e deve ter axé. e cerveja. e bolologs lá.

:*
 
é, eu vi ela no caixão..
essa imagem não sai da minha cabeça
ela era tão linda
e agora sua matéria estava toda destruída...
o que restou?

não sei
 
ah, tá... agora entendi também. hehehe
você tá certo. tem gente que não aprende nunca a se divertir; só se diverte e ponto.
 
Postar um comentário



<< Home
Um espaço pra todos lerem, pensarem e emitirem opiniões, clichês, dúvidas, críticas, palavrões, pela-saquices... ou seja: comunicação e interação! Comentários são mais que bem-vindos... eles são obrigatórios! As críticas me mostram no que posso melhorar; os elogios me mostram no que estou acertando. Sou o que sou, mas também sou que acham de mim, pois vivo em sociedade. Como diria Batman: "Não é o que eu sou, mas o que eu faço é o que me define."

Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Ué, achei que já tinha respondido a esta pergunta... msn: nemchama@hotmail.com

ARCHIVES
11/01/2004 - 12/01/2004 / 01/01/2006 - 02/01/2006 / 02/01/2006 - 03/01/2006 / 03/01/2006 - 04/01/2006 / 04/01/2006 - 05/01/2006 / 05/01/2006 - 06/01/2006 / 10/01/2006 - 11/01/2006 / 11/01/2006 - 12/01/2006 / 12/01/2006 - 01/01/2007 / 01/01/2007 - 02/01/2007 / 02/01/2007 - 03/01/2007 / 03/01/2007 - 04/01/2007 / 04/01/2007 - 05/01/2007 / 05/01/2007 - 06/01/2007 / 06/01/2007 - 07/01/2007 / 07/01/2007 - 08/01/2007 / 08/01/2007 - 09/01/2007 / 10/01/2007 - 11/01/2007 / 05/01/2008 - 06/01/2008 /


Powered by Blogger