.koan.samsara.satori.nirvana.
quinta-feira, dezembro 28, 2006
 
COGITO, ERGO SUM

Acabei de voltar de um encontro e tanto com alguns dois amigos meus, incluindo Leo e Maroka. Fazia tempo que não ouvia tanta sinceridade e desprendimento em duas pessoas. Quer dizer, somos tão amigos que eles sabem que não precisam ter freios para falarem pra mim o que acham sobre as coisas.

O interessante é que essa conversa se deu no período mais propício: o fim do ano, época em que a gente olha pros doze meses passados e faz um balanço da nossa vida. Apesar de eu ter aversão a rituais, fazer resoluções de ano novo tem sua praticidade.

O melhor ano da minha vida compreendeu o segundo semestre de 99 e o primeiro de 2000, por vários motivos não importantes agora. 2006, entretanto, superou de longe aqueles semestres de 6 anos atrás.

Obviamente, pensamos que as melhores épocas da nossa vida são aquelas em que só acontecem coisas boas. Porém, se você tende a achar que algo aparentemente ruim na sua vida pode – e deve – trazer bons frutos, esse juízo de valor se torna irrelevante. É o que aconteceu comigo este ano.

Não me lembro de ter tido muitas coisas ruins, provavelmente porque eu as considerei parte de um processo mais amplo, que é minha evolução pessoal. Bom, isso é uma conduta que alguns amigos meus vêem com reserva. Acham eles que eu gasto muita energia tentando achar sentido nas coisas.

Sim, gasto. Não há como negar. Assim como há pessoas que gastam energia tentando levar alguém pra cama; ou gastam energia tentando convencer pessoas de que estão erradas; ou gastam energia se estressando com o trabalho de que não gostam. Cada um gasta a energia da forma que convém.

No meu caso – sim, serei auto-indulgente, Gaúcho – adoro gastar energia desta forma. Gosto de pensar, de analisar, de ver como as coisas funcionam. Se isso é uma obsessão, juro que não sei – o fato é que não fico doente por causa disso.

Maroka me falou, de forma meio pejorativa, que passo muita convicção no que eu falo, talvez por eu ter pensado e analisado várias vezes. Como Póvi já me disse, você pode me convencer de algo diferente do que eu penso; basta me convencer.

Já o Leo me disse que o fato de eu ser metido a compreensivo e analítico faz com que eu tenha um ar de superioridade sobre as outras pessoas. Algo como “bom, eu te entendo, que pena que você não em entenda.” Eu juro que não queria passar essa imagem. Mas compreendo que as pessoas costumam conviver com pessoas que batem de frente com as outras, em vez de contornar e entrar em harmonia, de forma que tendem a interpretar mal minhas intenções.

Mas, por que será que eu escrevi tanta coisa sem nexo e, ao mesmo tempo, complementares? Apesar deste ter sido meu melhor ano, descobri que estou muito longe daquilo que eu queria ser. Acho que aí está a razão para este ano ter sido muito bom. O marasmo e inércia trazem melancolia e depressão. Acredito que este ano eu fui juntando tudo que eu deveria mudar e, em contradição comigo mesmo, devo fazer um ritual no fim do ano para conseguir começar a mudar o que quero em mim.

Ok, será que isso deveria ser pauta no meu bololog? O que será que tem de útil para você, leitor, neste texto? as minhas divagações anteriores, eu não sei, mas algumas perguntas que escreverei agora podem ser importantes.

É uma pena que um ato em um dia qualquer possa manchar uma eternidade de amizade. Egoísmo, fraqueza, ou intolerância?

Por que meu modo de ser e de pensar te intrigam ou te incomodam?

O que é maior: o autor ou suas obras?

Se sua evolução compreende abdicar de coisas que agradavam aos seus companheiros, vale a pena mudar?

Eu tenho as minhas respostas pra essas perguntas. Desculpe-me se eu gosto de pensar e se procuro fazer os outros pensarem. Porém, acho que esse talento inerente ao ser humano é bastante desperdiçado hoje em dia. Assim, em vez de respondê-las, prefiro que vocês cheguem às suas conclusões - e partilhem conosco.

Até nunca mais.

Frase da Hora: “Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia.”
 
Comments:
Talvez o que incomode aos outros seja sua sinceridade.
É algo comum à maioria das pessoas não gostar da verdade, pois mesmo quando pedem uma opinião sincera elas se ofendem se for realmente sincera. ''Mas você podia ter sido menos direto'' é o que você ouve por falar sua opinião, ou coisas assim.
E por que esse até nunca mais?
 
Confesso que me pareço muito com vc no que diz respeito a pensar muito nas coisas. Uma das minhas características é perceber que através de uma tragédia há uma evolução...talvez longe, mas há! Creio que o que devemos perceber é que muitas serão as flores mortas antes que apareçam as mais lindas e, para que as mais lindas apareçam, obviamente as mortas deverão surgir. Não há perfeição, mas há o caminho para tal (que incoerente).

Outro ponto bom é vc fazer as pessoas pensarem. Entregar a comida mastigada não nos dá o prazer de saboreá-la...

Por fim...respeito sua opinião, mas tenho a minha, okay?! uahauhauha

Abraço forte (força sempre)
 
Ahhhh...em relação a vc ser sincero ou não...confesso que não te conheço a tal ponto de ter minha concepção formada sobre vc, mas acredito que a verdade tem que ser dita, mas pra isso existem várias formas, desde as mais duras até as mais suaves. Tudo depende da maneira como se fala!!!

Abraço forte (força sempre)
 
Bom, eu não acho que o que você escreva nessariamente precisa ter alguma utilidade óbvia para o leitor. Creio que esse espaço é seu para expressar tudo o que você quiser. De qualquer forma, como você descreve suas impressões e o que você acha das atitudes suas e das pessoas ao seu redor, isso tudo agrega um valor aos seus posts
 
Eu acho que vale a pena mudar se isso te faz bem, cada um cada um, oras! nada a ver... mas aí vc pensa que vc tem amigos, e que vc não precisa mudar completamente com eles. Vc não precisa abandoná-los só pq vc mudou!
Ter um tempo só para pensar, é ótimo. quem não gosta de ficar só as vezes?
Ma snós vivemos em sociedade, vc não pode mudar e esquecer disso... vc muda... mas se encaixando em um padrão, é necessário, pq tem gente que quer ficar por perto... eu quero.
 
Não é vc que abandona seus amigos; ele te abandona.
 
Postar um comentário



<< Home
Um espaço pra todos lerem, pensarem e emitirem opiniões, clichês, dúvidas, críticas, palavrões, pela-saquices... ou seja: comunicação e interação! Comentários são mais que bem-vindos... eles são obrigatórios! As críticas me mostram no que posso melhorar; os elogios me mostram no que estou acertando. Sou o que sou, mas também sou que acham de mim, pois vivo em sociedade. Como diria Batman: "Não é o que eu sou, mas o que eu faço é o que me define."

Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Ué, achei que já tinha respondido a esta pergunta... msn: nemchama@hotmail.com

ARCHIVES
11/01/2004 - 12/01/2004 / 01/01/2006 - 02/01/2006 / 02/01/2006 - 03/01/2006 / 03/01/2006 - 04/01/2006 / 04/01/2006 - 05/01/2006 / 05/01/2006 - 06/01/2006 / 10/01/2006 - 11/01/2006 / 11/01/2006 - 12/01/2006 / 12/01/2006 - 01/01/2007 / 01/01/2007 - 02/01/2007 / 02/01/2007 - 03/01/2007 / 03/01/2007 - 04/01/2007 / 04/01/2007 - 05/01/2007 / 05/01/2007 - 06/01/2007 / 06/01/2007 - 07/01/2007 / 07/01/2007 - 08/01/2007 / 08/01/2007 - 09/01/2007 / 10/01/2007 - 11/01/2007 / 05/01/2008 - 06/01/2008 /


Powered by Blogger