.koan.samsara.satori.nirvana.
segunda-feira, outubro 23, 2006
 
LOSER, MY RELIGION


‘Namorados olhando o pôr-do-sol na praia.
Namorado: o mar, quando bate na praia, é lindo, lindo...
Namorada: Nossa, que coisa feia!
Namorado: Isso é Vinícius.
Namorada: Ai, que lindo...’

(Tirada de uma tira ‘Chiclete com Banana’, de Angeli)



Passei o dia ouvindo os discos dos Los Hermanos que consegui baixar. Deve ser a terceira vez que faço isso, tentando achar algo que eu goste na música deles. Não foi dessa vez.

Sim, concordo que eles são bons, que as músicas são bem-feitas. São respeitados tanto por Faustão quanto por Chico Buarque. Seus discos vendem como água, e suas músicas fazem jus ao primeiro escalão da MPB. Mesmo assim, não engulo. Não gosto. Não ouço. Bom, não acho que tenho que gostar de tudo que é bom, e não acho que eu goste só do que é bom. Afinal, eu gosto de Biohazard.

Tá certo que os membros da banda são legais, muito na deles, não parecem interessados com o sucesso. Já cheguei a conversar com um deles uns 5, 6 anos atrás. O cara tão simples que eu não sabia que era de banda famosa. Leio o bololog do Medina, textos bacanas. As entrevistas com eles são muito descontraídas, com idéias e sacadas interessantes. Mas a música...

Voltando ao primeiro parágrafo. Explico porque estou tentando enfiar na minha cabeça pela terceira vez as músicas deles. Tudo começou com os três shows dos Loser Manos no IESB. Nada de mais, claro, não fosse a força descomunal que alguns alunos meus (e conhecidos) fizeram pra estarem lá, ou pelo menos alardearem que estariam lá.

A pergunta que me veio à cabeça é: o que faz alguém matar aulas pra estar no mesmo show, no mesmo lugar, com a mesma banda tocando basicamente as mesmas músicas? Tudo bem, você arranja qualquer desculpa para matar aula. Mas isso não era uma desculpa, e sim uma vontade incontrolável. De ouvir as músicas dos Loser? Não, não. De estar lá, apenas.

O efeito Loser Manos na cultura musical brasileira vai além da popularização da MPB. O efeito colateral de tudo isso é a popularização dos PIMBAs.

Pseudo Intelectual Metido a Besta Associado


Eu diria que isso não me incomodaria se não fosse o fato dos PIMBAs (e dos ‘Quero Ser PIMBAs’, versão paraguaia dos PIMBAs) me encherem o saco sobre Loser Manos, como se eles fossem geniais como os Beatles, como se fosse questão de vida ou morte todos no mundo saberem que eles curtem Loser, e como se meu ouvido fosse penico.

Ora, você já não gosta da música, e ainda vêm dois ou três chatos com pipipipópópó sobre algo que você acha um porre. E eles não vão parar enquanto você não fizer aquela cara de ‘que demais, como vocês são fodas em ser fãs deles; nossa, quando eu crescer, quero ser igual a vocês’.

Pior ainda quando um deles mostra algo dos Loser como se fosse único. Há uma música deles, com tal de suin, que um dia me foi passado como sendo a oitava maravilha da poesia. ‘Uau’, disse minha amiga, ‘olha a sacada do Camelo na letra. Ele pega a sílaba de uma palavra e começa a outra.’.

Uma idéia de Camões, Clarice Lispector e de vários espiões da KGB e CIA foi usada para fazer uma letra, o que tem seus méritos. Só que isso não faz deles os gênios que seus fãs tanto teimam. Mais interessante ainda foi a reação da fã, que descobrira o ovo de Colombo.

Quer mais? Aqueles trombones à lá Chico Buarque, tão necessários no musical “Os Saltimbancos”, são usados à exaustão nos discos deles. Pelo menos, pegaram uma idéia de outro gênio da MPB outrora incompreendido pelos fãs. Claro que, ao ouvirem os sopros graves do instrumento, os fãs dos Loser descobrem um mundo novo! ‘Nossa!’, alardeiam, ‘eles conseguem colocar trombone nas músicas!’.


Concluo, então, que os Loser nem precisam ser bons como são para agradar aos ouvidos dos fãs. Se eles gravassem o pum de um deles nas gravações e colocassem na música, ainda assim teria PIMBA dizendo que o arranjo está mais orgânico, algo mais pessoal, que saiu do fundo deles...

Ou seja: Los Hermanos é vítima de seus seguidores. Claro que há aqueles que gostam de suas músicas – e se satisfazem só com isso. Não seriam esses os fãs? Bom, eu conheço umas pessoas que gostam das músicas deles, mas dizem que não iriam mais aos shows deles ‘porque os fãs de Loser Manos são muito chatos.’ Que confusão. Achei que fã era aquele que ouvias as músicas e ia aos shows.


Escute essa canção ou qualquer bobagem...


No entanto, há aqueles que vão passar muitos anos seguindo cartilhas e tendências para serem considerados fãs dos Loser – e serem vistos como tal. Nem que, para isso, se tenha que matar aula; ou decorar de qual membro da banda você tem que gostar por causa da barba, de qual você tem que gostar por causa da dancinha no palco...

Como numa religião – ou qualquer ideologia cega, hoje temos seguidores de uma seita que, assim como os católicos, seguem regras rígidas para se encaixar; ou como os evangélicos, que passam a maior parte do tempo mostrando como adoram ao Senhor do que simplesmente adorarem. No meio de rituais, nos modos de se vestir e se comportar, não sobra tempo para simplesmente ouvir a música.




"Veja bem, meu bem..."


Mas dá pra achar um bom ponto: Os Loser abriram as portas para um tipo de música que, até então, era rejeitado pelo brasileiro. Pena que o brasileiro não esteja interessado em ver o que há do outro lado da porta. Claro, ele é esperto o bastante pra saber que os Loser estão deste lado. Pra quê ir pro outro lado, então?

Oras, nomes como Ed Motta, Edith Piaf, Mutantes, Secos e Molhados e Pato Fu estão entre as influências explícitas dos Los Hermanos. Logo, seria natural gostar das músicas deles também. Mas quem disse que é da música que os fãs gostam? E quem disse que é dos ensinamentos que os cristãos gostam?

E isso é uma pena. Acredito que, como Gaúcho bem disse, o importante não é o elogio, o reconhecimento, a adoração de um fato, uma idéia, uma obra. O importante são os frutos que se obtêm a partir do fato, da idéia, da obra. Não me adorem, mas façam algo a partir daquilo que eu fiz.

Fãs de Loser Manos me parecem mais preocupados em ser fãs dos Loser – e demonstrar a cada duas frases que o é – do que buscar outros artistas do gênero, ou simplesmente curtir a música e ir aos shows para curtir a música.

Como num show de calouros frenético, imagino que eu acharia no meio do público pessoas tentando gritar mais que a outra, tirando mais fotos que as outras, igual a um show dos RBD ou Sandy & Júnior.

Após o show, claro, alguns iam direto pra casa postar as fotos a jactar-se por terem conseguido falar com eles. Ou postar na comunidade Loser Manos do Orkut que o show foi demais e que ‘eles tocaram O Circo Pegou Fogo pra mim, ai!’

Talvez outros se reuniriam num café para discutir o impacto filosófico que Amarante fez nos fãs mais radicais ao mudar a letra de ‘meu bem’ para ‘meu mel’ numa das músicas tocadas no show.

Aliás, desconfie de qualquer um que saiba todas as letras e diga gostar de todas as músicas dos Loser. ‘Toda unanimidade é burra’, já dizia Nelson Rodrigues. Acho que nem os membros da banda sabem e gostam de todas as músicas que fizeram. São inteligentes demais pra tal estupidez.

Falando nisso, o que eles pensariam do que eu escrevi? Acredito que Barba, Medina, Amarante e Camelo estão acima disso tudo – assim como Deus, eles me parecem tão indiferentes ao sucesso, tão acima de nós, anônimos, que chega a ser ridícula a adoração dos PIMBAs.

Los Hermanos?


Mas, ao fazerem alunos meus matarem aula pra bater ponto no show; ou ao aumentar a população de PIMBAs e QSPIMBAs, talvez eles devessem aguentar o que eu e mais muitos outros temos que agüentar de seus fãs...

*Gaúcho é fã dos Los Hermanos, mas colaborou com este post. Segundo ele, "quero ver o circo pegar fogo, hehehe..."

Frase da Hora: "Então fique em silêncio cinco minutos..." (Rebeldes)

 
Comments:
Ah, eu nem gosto de Los hermanos, não curto as musicas deles não. E acho paia demais quem vai pro show só pra dizer que foi.
:p
Ai povo, escola é mais importante, show não da futuro pra ninguém só pro artista que ta lá no palco.
Fui...
 
Olá...li seu post...adorei, por sinal. Bem crítico vc, e como o bololog é seu tem o direito de dizer o que pensa. Aí vai uma frase "Falar de amor não é amar"...portanto...fica aí pra reflexão, okay?! Abraço forte (força sempre)
 
Postar um comentário



<< Home
Um espaço pra todos lerem, pensarem e emitirem opiniões, clichês, dúvidas, críticas, palavrões, pela-saquices... ou seja: comunicação e interação! Comentários são mais que bem-vindos... eles são obrigatórios! As críticas me mostram no que posso melhorar; os elogios me mostram no que estou acertando. Sou o que sou, mas também sou que acham de mim, pois vivo em sociedade. Como diria Batman: "Não é o que eu sou, mas o que eu faço é o que me define."

Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Ué, achei que já tinha respondido a esta pergunta... msn: nemchama@hotmail.com

ARCHIVES
11/01/2004 - 12/01/2004 / 01/01/2006 - 02/01/2006 / 02/01/2006 - 03/01/2006 / 03/01/2006 - 04/01/2006 / 04/01/2006 - 05/01/2006 / 05/01/2006 - 06/01/2006 / 10/01/2006 - 11/01/2006 / 11/01/2006 - 12/01/2006 / 12/01/2006 - 01/01/2007 / 01/01/2007 - 02/01/2007 / 02/01/2007 - 03/01/2007 / 03/01/2007 - 04/01/2007 / 04/01/2007 - 05/01/2007 / 05/01/2007 - 06/01/2007 / 06/01/2007 - 07/01/2007 / 07/01/2007 - 08/01/2007 / 08/01/2007 - 09/01/2007 / 10/01/2007 - 11/01/2007 / 05/01/2008 - 06/01/2008 /


Powered by Blogger