.koan.samsara.satori.nirvana.
segunda-feira, abril 17, 2006
  Malhação Múltipla Escolha
Às vezes, fico pensando como as pessoas são sádicas e masoquistas. Comemoram a morte de alguém tão querido por elas; comem chocolate demais pra ficarem com remorso na segunda-feira; passam fome por alguns dias.

Para adicionar, os católicos “descobriram” agora que Judas (aquele malhado todos os anos por ter traído Jesus) apenas fez o que Jesus havia pedido a ele. Descobriram, repudiaram, condenaram. E ainda o chamam de “imundo”.

Quantas vezes somos considerados Judas por termos traído algum companheiro, por termos entregado o jogo, por termos decepcionado alguma expectativa? Nosso egoísmo, entretanto, nos impede de ver que muitas vezes isso era necessário para que algo maior acontecesse, como aconteceu com Jesus.

Qualquer leitor perspicaz sabe que Jesus já sabia o destino que ele enfrentaria; e que ele sabia que era necessário passar por aquilo. Então, há tempos (mals, Gui!) nós sabemos que Judas foi peça fundamental para a história cristã. Afinal, não fosse por ele, não estaríamos preocupados com amigolates e afins nesta semana.

Ademais, se não fosse a paixão e crucificação de Jesus, hoje ele seria lembrado apenas como mais um profeta. Heróis não viram heróis sem martírio.

Se pararmos pra pensar, veríamos que todos os leigos sabem de cor o nascimento e morte de Jesus, por causa do Natal e da Páscoa. Obviamente, porque o Natal é mágico como desenho da Disney (e tem Papai Noel) e porque a Páscoa é melodramática como novela mexicana (e tem o coelhinho).

Em suma: Páscoa e natal funcionam porque chegam e passam, e a gente só precisa comprar chocolate, presente, não comer carne por um dia, feriadão...

Mas ninguém se lembra da parte mais importante da vida de Jesus: seus ensinamentos. Quem aqui sabe as parábolas? Quem lembra do Sermão da Montanha? Se lembra, tenta aplicar na vida?

Jesus disse: “Amai vossos inimigos.” Mas teimamos em odiar Judas, até malhar Judas no sábado de Aleluia.

Jesus disse: “O que é impuro não é o que entra pela boca, mas o que sai.” Mas fazemos jejum e quaresma e não sei o que mais, para depois insultar as pessoas.

Jesus disse: “Quando jejuar, não faça como os fariseus.” Mas fazemos questão de mostrar que sofremos, que seguimos os rituais da Páscoa e afins.

Tão bonito, nunca lembrado...


Se, em vez de darmos tanta atenção às passagens fantásticas e místicas dos evangelhos, nós focássemos nas sábias e simples lições cristãs, talvez não teríamos o costume de escolher todo dia alguém para malhar. Se nos preocupássemos mais com o que é nosso, talvez entenderíamos o significado de “amar os outros como a ti mesmo.”

Mas acho que isso é difícil demais. Encarar nossas fraquezas, enfrentar nosso eu imperfeito, isso requer muita coragem. Muito mais que comer ovo de chocolate, ou não comer carne... ou malhar um boneco.

Frase da Hora: "Devemos perdoar não somente sete vezes, mas setenta vezes sete." (Jesus, sempre ele)

 
Comments:
Que coisa! eu me peguei pensando nisso hoje quando saí da igreja.
Ideal seria se a gente se lemrasse do que Jesus passou, todo o sofrimento por nós,não só na semana santa, mas sempre!(assim como tantas outras datas, mas isso já foi discutido ¬¬)
Aliás... as pessoas vão as celembrações e se vêem com o dever comprido.
Então saem e esquecem que estiveram lá...
Todo mundo acha bonito, fica comovido, mas como foi dito... logo que passa a semana, tudo se perde.
Páscoa deveria ser a passagem, renovação,certo?
Um momento para refletirmos e começarmos uma "vida nova"...
Pena que a gente volta a nossa vida normal,sem pensar nisso.( a não ser no chocolate,e o descanso prolongado. =="!!!)

é sempre assim...infelizmente.

Por isso eu tou gostando da Crisma. o/
É focada na mensagem de paz de Jesus...
A gente leva perguntas,discute os evangelhos,e muito mais coisas interessantes.. eu não pensava que seria assim. ^^

Pq vc não propõe um grupo assim em Bsb,Makoto?
é bom... olhar por outra perspectiva,como eu nunca imaginei.

;***
 
muito bom post,makoto.

Sempre penso sobre isso, geralmente quando entro em conflito com alguém religioso sempre tento lembrar da vida e alguns poucos ensinamentos de Jesus que conheço.
Uma vez tive uma discussão com um amigo pq eu falei que Jesus foi um cara revolucionário e inicialmente, o meu amigo não aceitou de maneira alguma, depois de um pouco de reflexão (deve ter consultado alguém da igreja dele) ele me pediu desculpas e falou que eu tinha razão, apesar soar muito sincero.
Acho que os síbolos e datas sibólicas não são o problema, o problema é a ignorância e a falta de reflexão, além da desvirtuação do significado inicial. Muitas vezes esses dias significam mais para as pessoas que não os comemoram, e aqueles que refletem sobre a data, do que para aqueles que as seguem religiosamente.

Abraço
 
errata: APESAR DE NÃO SOAR MUITO SINCERO. (SEGUNDO PARÁGRAFO ÚLTIMO PERÍODO).
hahahaha, mudou todo o sentido do que eu queria dizer.
 
Desvirtuação??? isso existe? inventei?
 
Gui, pelo que eu entendi, o cara mudou de idéia depois que perguntou pra alguém da Igreja dele... então, prova que ele não tem senso crítico ao precisar de alguém para dizer se Jesus era revolucionário ou não...

Provavelmente, ele tava com medo de concordar com vc e ir pro inferno... :)
 
Bela mensagem.
Me lembrou duma discussão que tive com um grande amigo meu, em que eu era de opinião que, mesmo sem nunca ter aberto uma bíblia ou entrado num templo, uma pessoa poderia atingir um grau de respeito e amor para com seus semelhantes tal que, se há paraíso, estaria automaticamente admitido.

Meu amigo discordou, mas eu ainda digo que viver a bíblia é mais importante que lê-la. Algumas pessoas simplesmente não precisam ouvir sermões: em vez de viverem pedindo perdão, passam a agir conforme suas consciências.
 
Postar um comentário



<< Home
Um espaço pra todos lerem, pensarem e emitirem opiniões, clichês, dúvidas, críticas, palavrões, pela-saquices... ou seja: comunicação e interação! Comentários são mais que bem-vindos... eles são obrigatórios! As críticas me mostram no que posso melhorar; os elogios me mostram no que estou acertando. Sou o que sou, mas também sou que acham de mim, pois vivo em sociedade. Como diria Batman: "Não é o que eu sou, mas o que eu faço é o que me define."

Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Ué, achei que já tinha respondido a esta pergunta... msn: nemchama@hotmail.com

ARCHIVES
11/01/2004 - 12/01/2004 / 01/01/2006 - 02/01/2006 / 02/01/2006 - 03/01/2006 / 03/01/2006 - 04/01/2006 / 04/01/2006 - 05/01/2006 / 05/01/2006 - 06/01/2006 / 10/01/2006 - 11/01/2006 / 11/01/2006 - 12/01/2006 / 12/01/2006 - 01/01/2007 / 01/01/2007 - 02/01/2007 / 02/01/2007 - 03/01/2007 / 03/01/2007 - 04/01/2007 / 04/01/2007 - 05/01/2007 / 05/01/2007 - 06/01/2007 / 06/01/2007 - 07/01/2007 / 07/01/2007 - 08/01/2007 / 08/01/2007 - 09/01/2007 / 10/01/2007 - 11/01/2007 / 05/01/2008 - 06/01/2008 /


Powered by Blogger