.koan.samsara.satori.nirvana.
sábado, abril 01, 2006
  Contos Brasileiros







Orgulho: Elevado conceito que alguém faz de si próprio; altivez; soberba; vaidade; empáfia.

Patriota: pessoa que ama sua pátria e deseja servi-la.

Mané: indivíduo palerma, indolente, inepto.


Que beleza! Quanta alegria! Marcos César Pontes (aka MCP) no espaço, levando a bandeira brasileira! Ele mesmo faz questão de dizer que, patrioticamente, temos que ter orgulho não dele, mas do Brasil.

Ao levar a bandeira do Brasil para o espaço, a mídia nos conta que entramos numa nova era, a era espacial. MCP leva não só sementes de feijão, mas a revolução tecnológica brasileira.

Quanta bobagem.

O acordo inicial era: os malvados ianques nos dariam tecnologia e apoio para que o Brasil fabricasse peças para a Estação Espacial até 2002 e, assim, tivesse a permissão de conduzir experimentos importantes no espaço em 2009 sem nenhum custo.

Só que o Brasil, claro, não honrou seus compromissos e viu MCP ser chutado da base de treinamento em Houston pelos malvados ianques. Pobre de nós, brasileiros! Ingênuos são os americanos, que mal sabem que nós nunca cumprimos o que prometemos; e agora ainda vêm humilhar nosso astronauta?

Mas aí chegam os russos, comovidos conosco, e oferecem: “camaradas, nos dêem 10 milhões de reais que a gente coloca o MCP na nossa nave em 2006, véspera
da reeleição, que tal?!”. Que negócio da China! Isso não é nada, não dá nem pra recapear as estradas de Minas... e ainda poderemos conduzir experimentos como o comportamento das sementes de feijão germinadas no espaço, que legal!


Eita, feijãozinho caro...


A pergunta, então, é: por que o mané do MCP tanto insiste em nos orgulharmos do nosso país? O Brasil, majoritariamente católico, não deveria cultivar tal sentimento, considerado um dos sete pecados capitais. Mais: se ele está lá em cima, é por causa do treinamento feito nos EUA e da nave fabricada na Rússia que vai pousar numa estação multinacional... que nada tem de brasileiro.

Luis Márcio, amigo muito perspicaz, viu no Programa da Ana Maria Braga que o repórter descreveu a cena do lançamento do foguete como “clima de Copa do Mundo”.

Não faça por mim, nem pelo Lula, nem pelo Brasil; faça pela ciência, MCP...


Uma amiga minha disse há duas semanas: “caracas, gente, a gente tem que se preparar pra Copa! Saber que dias caem os jogos, os horários, se vai ter feriado... tem que ter, né, gente?”

Que bonita a atitude patriótica dela! Isso com certeza vai fazer do Brasil um país melhor. Entretanto, preferiria que ela e outras milhares de pessoas tivessem a mesma disposição para visitar uma creche, um hospital, fazer trabalho voluntário. Será que isso ia fazer do Brasil um país melhor? Sei lá. Mas, com certeza, ia fazer a vida de muitas pessoas mais feliz.

Já outro aluno meu me disse: “Makoto, as pessoas precisam de ídolos, de heróis. Precisam ter fatos e pessoas que as façam sonhar.” Ok, ok, eu prefiro ser aquela pessoa que faça as pessoas acordarem. Menos Prozac e mais despertador!

Estamos atrasados?



************************

Hoje eu assisti ao clássico Real Madrid x Barcelona. Jogaço de bola, com direito a golaços de brasileiros e jogadas magistrais de brasileiros. Daí, perguntam: por que eles não ficam aqui pra melhorar nosso futebol? Porque eles não pensam em país, pensam em qualidade. E a qualidade está lá. Se eles não são patriotas? Sei lá, eu que não sou. No dia em que eu discriminar (positiva ou negativamente) pessoas por sua nacionalidade, virarei astronauta, e pedirei a todos para se orgulharem do meu país.
Melhor jogador da atualidade...

Frase da Hora: “Imagine se não tivéssemos mais nações... não é difícil fazer isso”. (John Lennon)
 
Comments:
Ah, o Brasil gosta de se meter nas coisas internacionais pra dizer que a gente é bom. Eu nem sabia que dia o cara ia pro espaço, nem daonde, nem como, nem por que, nem nada, portanto ler tudo aqui foi muito esclarecedor.
Por que o astronauta aparece na Ana Maria Braga e eu, Larissa Braga, sua netinha, nunca apareci?


:*
 
Bom, Drummond já dizia que a mais difícil das viagens é aquela que tem como destino o próprio homem. é nessa linha que eu vou.

Concordo em gênero e número com o antipatriotismo, não como forma de odiar seus semelhantes, mas o inverso: assumir como semelhantes não só os que fazem parte da sua família, bairro ou país. A lógica de competição imbecil em que estamos mergulhados só favorece a quem tem poder. Enquanto isso, macaqueamos briguinhas com argentinos, porque afinal de contas, eles são argentinos.

A ciência, por outro lado, é um ponto que me decepciona. Não pela falta de competência, mas pela má aplicação, como quase sempre se dá com novas tecnologias. Sem-terras destróem anos de pesquisa em uma noite de invasão. Trabalho de uma década desperdiçado, mas que tal avaliar para quê estamos trabalhando? o que estamos construindo? às vezes, destruir é preciso.
 
Ahh...patriotismo...ñ sei....na maioria das vezes ñ sou...embora ñ tenha ctz do q está certo...mas acho q fica um pouco dificil se orgulhar do Brasil em q estamos vivendo...
Poxa...é incrivel...nos jornais...qndo mostram o Brasil internacionalmente.´..são só elogios...mas assiste um jornal regional pra ver... ¬¬
Falar a verdade viu....10 milhões ...e depois aparecem hospitais,as filas ¬¬
mas...a esperança é a unica q morre...O.o espera q seja msmo :P

acho q é isso....bjos!
 
Eita:|, essa daí do Brasil no espaço eu não sabia. Mas é assim que as coisas são, enquanto o país puder gastar dinheiro com coisas inúteis ele vai gastar. Assim as pessoas se iludem pensando ''puxa, o Brasil já é quase um país desenvolvido, já até está indo pro espaço'', embora ir pro espaço é uma coisa que muita coisa no Brasil faz...
 
talvez o patriotismo até certo ponto seja bom. Eu não sou a favor do patriotismo mais como eu acho q a humanidade não ta nem um pouco preparada pra criar uma so nação e ninguem tiver preconceito com ninguem por causa da nacionalidade ,eu acho q um patriotismo do tipo *eu sou brasileira, e apesar de não me orgulhar do meu pais eu quero ajudar os pobres, as crianças e as pessoas que vivem nele* seja um patriotismo "menos pior" pq pelo menos ela vai ta ajudando alguem....não q eu pense q vc so deve ajudar uma pessoa c ela tb for brasileira e morar num lugar comum ao seu...mais é esse pensamento d brasiliero ajudar brasiliero q leva muita gente a ajudar os outros...então pelo menos eles taum ajudando alguem \o

uhhuahuahuasuhsuhhususa q confuso...x.x
 
Isa, vc precisa ser patriota pra ajudar as pessoas?

Vejamos: no seu texto, troque "brasileiro" por "ser humano" e veja se não fica melhor.
 
ai makoto, você sempre tão radical!
deixa as pessoas tentarem fazer algo legal como ir ao espaço e levar a bandeira pra dizer que é uma conquista do país, não vejo nada de mais nisso.
Bom quanto à música do John Lennon, eu amo aquela musica... bom tb acho que não é dificil imaginar, o dificil é fazer com que todo mundo tenha a mesma opinião de que seria muito melhor não haver guerra, discórdia, luta por território, infelizmente as pessoas não veem que seria melhor, mas tem gente que gosta disso. Cada vez que surgir uma oportunidade de uma pessoa achar que é melhor que as outras, ela vai fazer de tudo pra juntar um "exército" pra conquistar mais coisas, isso é facílimo de se ver hoje, quando tem uma briga entre amigos cada um de sua forma tenta fazer com que os amigos em comum com o outro fiquem do lado dele.
Bom eu acredito que tem muita gente que tem o poder de fazer a cabeça dos outros, Agatha Christie escreveu um dos livros maravilhosos dela pra mostrar que tem gente que consegue fazer milhoes de pessoas acreditarem no que elas dizem, ela mostra como a pessoa acredita facil em um discurso e depois não sabe explicar, mas faz tudo o que foi mandado.
Bom... fica ai minha opinião sobre esse post, espero que você consiga acordar as pessoas.
=**
 
Ué, por que EU que sou radical? Já parou pra perceber que é taxado de 'radical' aquele que vai contra o padrão? Quer dizer, se eu não como carne, eu sou 'radical'; agora, se eu só como carne, eu não sou??!?!

E eu deixo as pessoas irem pro espaço. Deixo elas fazerem o que elas quiserem, assim como elas me deixam expressar o que eu acho sobre o que ela fazem, vc deixa eu fazer isso?!?! :)
 
Patriotismo exacerbado leva ao xenofobismo e um monte de outros sentimentos e atitudes ruins.
Eu acho que devemos sim, gostar do que é nosso, da cultura e tudo mais.
Nação= pessoas que dividem o mesmo passado histórico,etnia.

Bem.. se não houvessem nações diferente o mundo seria um saco!
Quero um mundo em que as pessoas possam conviver com suas diferenças, sem pensar que por ser Brasileiro,Americano,Sueco,Australiano,ou sei lá mais o que, é melhor que os demais por pertencer a certo grupo.
É legal quando há a troca de informações entre países.
É gostoso aprender sobre a cultura dos outros, a língua, o modo de vida de cada um.
É como chegar no nordeste, aqui no Brasil mesmo, e ver que é bem diferente de onde vc mora.. os hábitos, as comidas, o jeito de falar!
viva a diversidade étnica!-

;*
 
Postar um comentário



<< Home
Um espaço pra todos lerem, pensarem e emitirem opiniões, clichês, dúvidas, críticas, palavrões, pela-saquices... ou seja: comunicação e interação! Comentários são mais que bem-vindos... eles são obrigatórios! As críticas me mostram no que posso melhorar; os elogios me mostram no que estou acertando. Sou o que sou, mas também sou que acham de mim, pois vivo em sociedade. Como diria Batman: "Não é o que eu sou, mas o que eu faço é o que me define."

Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil

Ué, achei que já tinha respondido a esta pergunta... msn: nemchama@hotmail.com

ARCHIVES
11/01/2004 - 12/01/2004 / 01/01/2006 - 02/01/2006 / 02/01/2006 - 03/01/2006 / 03/01/2006 - 04/01/2006 / 04/01/2006 - 05/01/2006 / 05/01/2006 - 06/01/2006 / 10/01/2006 - 11/01/2006 / 11/01/2006 - 12/01/2006 / 12/01/2006 - 01/01/2007 / 01/01/2007 - 02/01/2007 / 02/01/2007 - 03/01/2007 / 03/01/2007 - 04/01/2007 / 04/01/2007 - 05/01/2007 / 05/01/2007 - 06/01/2007 / 06/01/2007 - 07/01/2007 / 07/01/2007 - 08/01/2007 / 08/01/2007 - 09/01/2007 / 10/01/2007 - 11/01/2007 / 05/01/2008 - 06/01/2008 /


Powered by Blogger